.

ASCENDENS

S. BEATRIZ DA SILVA




Beata Beatriz da Silva


Fundadora da Ordem da Imaculada Conceição


Quis Deus honrar Portugal fazendo com que nele tenha nascido, em Campo Maio, no ano de 1424, uma das mais prendadas, formosas e devotas jovens que teve a nossa Pátria: chamava-se Beatriz da Silva.

Foi humilde, modesta, dócil, e prudente: tinha especial devoção ao SS. Sacramento e à SS.ma Virgem.

Quando sua prima, a infanta D. Isabel, se desposou com o Rei de Espanha, levou-a consigo. Todas da corte ao verem tão grande beleza e exelsas virtudes em Beatriz, a admiravam e lhe rendiam as maiores homenagens. A rainha, dominada pela inveja, determinou desfazer-se dela. Chamou a inocente dama, e mandou-a entrar num cofre. A cândida donzela com mansidão tenta provar a sua inocência, mas não é atendida. Seu coração generoso volta-se para o Esposo celestial e une o seu sacrifício ao de Jesus na cruz. Invocou a Imaculada Virgem, que lhe apareceu com o Menino nos braços e ternamente a consolou, prometendo-lhe que havia de fundar uma Ordem cujo título seria uma perene recordação da sua Imaculada Conceição, e o hábito seria igual ao vestido que ela trazia.

Ao terceiro dia um seu tio perguntou à rainha pela sua sobrinha, A rainha julgando que ela estivesse morta, disse: “venha ve-la”: abriu o cofre e ficou assustada ao encontra-la


AD "RELIGIOSOS"