.

ASCENDENS

BEATO JOSÉ ALLAMANO


O SERVO DE DEUS

Cónego JOSÉ ALLAMANO

FUNDADOR DOS MISSIONÁRIOS E DAS MISSIONÁRIAS DA CONSOLATA

21 -1 – 1851 - + 16 – 2 – 1926



PENSAMENTOS

DO SERVO DE DEUS

Cónego JOSÉ ALLAMANO

"Enchermo-nos de zelo pela salvação das almas. Não seremos apáticos, mas termos sede, como Nosso Senhor, De mihi animas! O Senhor quer que todos se salvem, mas por meio de nós, também. Pensemos nesta vontade do Senhor, meditemos nestas coisas, dêmos-lhe vida!.. Sim, excitemos em nós estes sentimentos; adquiramos o hábito de zelo, leiamos qualquer coisa toda de zelo! … E desde agora, com a oração, com o estudo, e os coadjutores com o trabalho, dirijamos tudo para a salvação das almas.

O espírito de sacrifício forma a substância de vida do Missionário. Quem diz Missionário diz um homem totalmente sacrificado; e tal o concebeste na vossa aspiração às missões.

Os vossos milagres serão a vossa paciência, a caridade, o espírito de sacrifício, etc. São eles que vos farão considerar por aqueles povos como embaixadores de Deus, como homens sobrenaturais.

Generosidade, coragem e alegria! Deus quer almas fortes e resolutas, que se põem inteiramente à disposição d’Ele! Ai dos que põem reservas *a sua santificação!

Que coisa é a vida? Uma hora. Ao menos nesta hora trabalharemos com tanta intensidade, com tanta alma, que uma só hora valha o dia inteiro.

Quando falamos em amor de Deus, fazêmo-lo um pouco levianamente quando sentimos o coração terno, cheio… parece-nos que amamos, mas não é este o amor verdadeiro que devemos ter a Nosso Senhor; não é isso apenas. O amor faz-nos gastar as forças utilmente… Podemos ser frios como gelo e contudo amar o Senhor!

Queria fazer-vos todos devotíssimos de Jesus Sacramentado; queria que os vossos olhos fossem tão fixos tão penetrantes que vissem Jesus dá dentro. Não é um impossível. O que se quer é Fé.

Não é o Santíssimo Sacramento o centro para o qual, como ralos, nós tendemos? É Jesus que rege esta Casa, como todos os postos das nossas Missões.

Não ter receio de amar demasiado a Nosso Senhora, de a honrar demasiado… Fora do culto que se deve só a Deu, dai todo o resto à Virgem Santíssima.

Habituemo-nos a recolher-nos pouco a pouco em nós mesmos como num oratório, com Maria, como uma lâmpada que arde sempre na sua presença.

O Seminário das missões dos Padres da Consolata aceita Seminaristas, Sacerdotes e jovens aspirantes a Irmãos Auxiliadores que sintam em si o desejo de se consagrar ao apostolado Missionário em Terras de além-mas.

Para informações e pedidos escrever ao Superior dos Missionários da Consolata – Fátima.



ORAÇÃO

Amabilíssimo Jesus, que quereis salvar todos os homens e por todos derramastes o vosso preciosíssimo Sangue na Cruz, dai-nos o zelo do vosso fiel servo José Allamano, que trabalhou para a fundação e direcção de dois institutos Missionários. Dignai-vos mostrar, ó Jesus, quanto é querida ao Vosso Divino Coração a nossa cooperação na salvação dos fieis, glorificando na terra aquele que nós já cremos glorificado no Céu, e concedei-nos os favores que Vos solicitamos por sua intercessão. Ámen.

Pai Nosso, Ave Maria, Glória.

Concedemos 100 dias de Indulgência.

Leiria, 3 de Maio de 1949.

+JOSÉ, Bispo de Leiria.

O Cón. José Allamano, sobrinho de S. José Gafasso, nasceu em Castelnovo Dom Bosco (Itália). Falesceu em Turim em 1926. Exerceu o cargo de Director Espiritual do Seminário Diocesano por quatro anos, o de Reitor do Seminário da Consolata e do Colégio dos Neo-Presbiteros em Turim por quarenta anos. Porém a sua obra mais importante foi a fundação de dois institutos: dos Missionários (1901) e das missionárias (1910) da Consolata, que trabalharam em oito Territórios: Moçambique, Brasil, Kénia, Tanganica, Argentina, Colômbia, Canadá e Estados unidos. Em 1945 os Padres da Consolata abriram na Cova da iria o “Seminário das Missões de Nossa Senhora de Fátima” em 1948, a “Casa dos Irmãos Auxiliadores”, afim de prepararem Missionários portugueses para as Colónias do Ultramar."


AD "BEATOS"