.

ASCENDENS

BEATA IMELDA


Padroeira da Primeira Comunhão



"IMELDA era o encanto das religiosas do convento de S. Domingos de Bolonha.

Muito novinha – tinha 13 anos! – acolhera-se á sombra protectora do claustro. Em breve o seu rosto angélico, sorridente, se tornou grato aos olhos de todas as imrãs pela douçuara e piedade que esperavam a suave candura da sua alma innocente. Fazia pasmar que uma donzelinha tão nova se abrazasse em tamanho fervor e amor de Deus.

N’aquelle tempo era uso, na Itália, não admittir as crenças à Primeira Communhão antes de completar 14 annos.

- Dizei-me – exclamava muitas vezes Imelda falando com as religiosas – como se pode receber Jesus no coração e não morrer d’amor?

Jesus via com ternura aquelle desejo ardente e ia recompensá-lo.

Era o último dia das Rogações – 12 de Maio. Todas as religiosas se approximaram da Sagrada Mesa; só ella é que não teve essa dita.

De repente a Sagrada Hóstia levanta-se no ar, passa lentamente por cima das cabeças, á vista de todos, Assim vae até chegar junto de Imelda que está absorta no mais seraphico amor. Paira sobre a cabeça da anglica menina. O sacerdote comprehende o motivo do milagre; seque, com a patena na mão, a Sagrada Partícula, ajoelha ao lado de Imelda e, em maravilhada adoração, espera uma nova manifestação da Divina Vontade.

A Hóstia então começa a descer lentamente e vem poisar sobre a patena. Toma-A nos dedos o sacerdote e, commovido, dá-A á ditosacrença.

Apenas A recebeu, Imelda sente um fogo divino abrazar-lhe em amor e reconhecimento o tenro coração. A alma transporta-se-lhe em raptos divinos, e um sentimento de felicidade immensa penetra todo o seu ser. Uma expressão de belleza angélica lhe anima o rosto.

Estes arroubos de amor divino eram demasiados para organismo tão débil. No amplexo do seu Jesus, cerrou os olhos ao mundo e foi unir-se com Elle para sempre no Céu, Imelda, hoje é a Padroeira da Primeira Communhão.

Pede-se aos meninos e ás meninas de Portugal que resem uma Ave Maria muito ferverosa depois de cada communhão rogando a Deus pela rápida canonização de sua querida padroeira.

Acto de Fé Eucharistica

Ó Jesus, ó meu Deus, segunda Pessoa da Santíssima Trindade, porque Vós o dissestes – e eu acredito mais na Vossa palavra infinitamente sábia, verdadeira e omnipotente do que no mundo inteiro – eu creio como os Apóstolos, os Martyres, os Doutores e Virgens, como todos os santos, como tantos sábios de génio e os mais gloriosos portuguezes,




Oh, eu creio com toda a fé da minha alma. Com a mais absoluta certeza que Vós estais aqui na Hóstia Consagrada, em corpo, sangue, alma e divindade, tão real e perfeitamente como estais no céus, adorado e amado pelos anjos e santos.

Eu creio com toda a fé da minha alma, com a mais absoluta certeza, que Vós estais aqui na Hóstia Consagrada, em corpo, sangue, alma e divindade, tão real e perfeitamente como estivestes no presépio de Belém, nos brasões immaculados de Maria, no Egypto, em Nazareth, em Bethania e no Calvário.

Ó Maria, Mãe de Deus, e minha mãe, fazei que, como vós, até á morte, eu creia, adore, ame e commungue a Hóstia Consagrada, o maior milagre e o maior beneficio da Omnipotência, da Sabedoria e da Bondade de Jesus, vosso Filho.

Dai-me para com a Hóstia Divina a fé profunda e o amor ardente de São Thomaz d’Aquino, S. Wenceslau, de S. Francisco Xavier, de São Luiz de Gonzaga, de Santo Affonso, da Seraphica Catharina de Sena, de St.ª Thereza, de Santa Margarida e da Beata Imelda que passavam longas horas junto do sacrário.

M.C.

Pode imprimir-se. – Concedemos cincoenta dias de indulgência aos fiéis da Nossa diocese que devotamente recitarem este acto de fé deante de Jesus Sacramentado, em exposição ou no sacrário.

Guarda, 21 de Junho de 1923.

+ José, BISPO DA GUARDA."


AD "BEATOS"